terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Resenha – A Escolha, de Nicholas Sparks

Até onde devemos ir em nome do amor?

Sinopse
Travis Parker possui tudo o que um homem poderia ter: a profissão que desejava, amigos leais, e uma casa à beira-mar na pequena cidade de Beaufort, Carolina do Norte. Com uma vida boa, seus relacionamentos amorosos são apenas passageiros e para ele, isso é suficiente. Até o dia em que sua nova vizinha, Gabby, aparece na porta. Apesar de suas tentativas de ser gentil, a ruiva atraente parece ter raiva dele. Ainda assim, Travis não consegue evitar se engraçar com Gabby e seus esforços persistentes o levam a uma jornada que ninguém poderia prever. Abrangendo os anos agitados do primeiro amor, casamento e família, A Escolha nos faz confrontar a questão mais cruel de todas: Até onde você iria para manter o amor de sua vida?

“O amor é uma coisa maravilhosa. Faz a vida valer a pena. Eu amo amar”. (Pág. 154)

Na pequena cidade litorânea de Beaufort, na Carolina do Norte, reside um homem que poderia ser o sonho de consumo de qualquer mulher. Solteiro, charmoso e absurdamente lindo, Travis Parker leva sua vida aos extremos. Ele adora praticar esportes radicais e concilia seu tempo com a clínica veterinária em que trabalha juntamente com seu pai.
Gabby mudou-se há pouco tempo para Beufort – e agora é vizinha de Travis - a fim de ficar mais próxima de seu namorado, Kevin.
Os dois namoram há quatro anos, mas Kevin não demonstra nenhum sinal de que está disposto a dar o próximo passo, ou seja, pedi-la em casamento, o que deixa Gabby angustiada em relação ao futuro do casal.
Apesar de serem vizinhos, Travis e Gabby nunca se falaram e aparentemente não possuem nada em comum, exceto pelo fato de amarem cachorros. Travis é dono de Moby, um Boxer puro-sangue esperto e brincalhão. Já Gabby é dona de Molly, uma Collie, também puro-sangue, descendente de uma linhagem premiada. E é esse fato que acaba aproximando-os.
Com a suspeita de que o cachorro de seu vizinho irresponsável tenha engravidado sua linda e doce Molly, Gabby então toma uma atitude e vai conversar com Travis, afinal, ela vai precisar da ajuda dele para procurar lares para os filhotes quando eles nascessem. Isso não era uma responsabilidade exclusiva de Gabby.

“Mas será que seu vizinho consideraria colocar uma cerca ao redor do seu quintal? Ou manter o cachorro dentro de casa? Ou pelo menos cercar um pedaço do quintal para que o cachorro não tivesse de ficar dentro de casa? Não. Seu lema parecia ser “meu cão deve ser livre!”. Isso não a surpreendia. Ele parecia viver a própria vida de acordo com o mesmo lema irresponsável”.  (Pág. 25)

O encontro acaba se tornando totalmente desagradável e Gabby definitivamente estava certa a respeito de seu vizinho. Ele era um solteirão irresponsável. O que Gabby não sabia é que Travis era o veterinário da cidade e que seu cachorro, Moby, era castrado. Ela poderia ter evitado essa surpresa ao levar Molly ao veterinário no dia seguinte se tivesse dado chance para Travis se explicar e não ficar reclamando feito louca, como fizera na noite anterior ao procurar seu vizinho.



Nesse momento os dois decidem começar de novo para se conhecerem melhor e tirar as impressões erradas que tiveram no início de ambas as partes, afinal, eles eram vizinhos e o mínimo que poderiam fazer era estabelecer uma relação de harmonia. Travis, então, convida Gabby para passar um sábado na praia com ele e seus amigos, que Gabby acaba aceitando relutantemente. Mas, o que antes parecia ser um ingênuo passeio entre vizinhos, acaba evoluindo para uma atração impossível de ser controlada.

“Um momento depois, ele se sentou na areia ao lado dela e, quando eles acidentalmente tocaram um no outro, Gabby visualizou, por um breve momento, que os dois estariam sentados lado a lado, como agora, em mais de 100 fins de semana diferentes no futuro.” (Pág. 143)

Travis, que nunca conseguiu manter relacionamentos duradouros, jamais se sentiu tão atraído por nenhuma outra mulher como agora. Mas a atraente ruiva Gabby faz questão de deixar claro o quanto ama seu namorado Kevin, apesar de não estar totalmente feliz em seu relacionamento. Só o que Travis não sabe é que Gabby também sente o mesmo por ele. Ela nunca havia se sentido tão atraída, física e emocionalmente, por alguém.
Sem conseguir evitar o que sente por Travis, Gabby se vê diante de uma escolha que mudará os rumos de sua vida. Até onde ela poderá ir em nome do amor?

“Você é cada esperança e cada sonho que eu já tive, e você me fez mais feliz do que qualquer homem poderia sonhar em ser”. (Pág. 267)

Crítica
A Escolha é dividido em duas partes: a primeira, mais leve e romântica, relata como Gabby e Travis se conheceram e as escolhas que fizeram para poderem ficar juntos. Na segunda parte temos Gabby e Travis, já casados e com duas filhas, enfrentando o momento mais delicado de suas vidas. Uma escolha tem que ser feita e que colocará à prova o amor que Travis sente pela esposa. Até onde uma pessoa deveria ir em nome do amor verdadeiro?.
Como sempre, Nicholas Sparks nos coloca diante de um romance que nos leva a acreditar que pode existir amor verdadeiro entre um homem e uma mulher, mesmo que seja apenas ficção. São romances que nos enchem de esperança e nos fazem refletir sobre a vida. No meu caso, faz com que eu jamais deixe de acreditar nos meus sonhos e me inspira há um dia escrever romances tão bons quanto os de Nicholas, transmitindo mensagens positivas, apesar das reviravoltas que a vida dá.


Nos romances de Nicholas nem tudo são flores. Há sempre um ápice em que algo extremamente ruim acontece, mas que posteriormente serve de aprendizado. Os personagens, principalmente os mocinhos, sempre dão a volta por cima para viverem o seu felizes para sempre. Em A Escolha não é diferente.
Gabby e Travis se conheceram ainda jovens. No princípio não se deram muito bem, mas uma situação os forçou a se conhecerem melhor. Eles estabelecem uma relação de amizade que acaba evoluindo para algo maior e que os levará ao matrimônio. Mas nesse meio tempo temos Kevin, o namorado de Gabby. Eles estavam juntos há bastante tempo e ambos se amavam. Gabby poderia trocar o certo pelo duvidoso? Principalmente se tratando de Travis, um homem que beirava os 30 anos e que jamais manteve um relacionamento por mais de dois anos?  Na verdade foi apenas um namoro que durou todo esse tempo.
Gabby sabia que Kevin a amava. Mas ela havia perdido as esperanças de que um dia ele viesse a pedir em casamento. Ela tinha que ser sincera com seus próprios sentimentos. Gabby havia passado a vida toda seguindo regras e dando ouvidos aos conselhos de sua mãe extremamente conservadora. Foi devido à sua mãe que ela decidiu ser assistente médica ao invés de médica, pois assim ela poderia conciliar o trabalho com sua futura família. Era o que sua mãe vivia dizendo. Para ela uma mulher tinha a obrigação de se dedicar ao marido e aos filhos.

Gabby estava cansada de ser a garota certinha e de que os outros dissessem o que ela tinha que fazer, principalmente sua mãe. E quando Gabby estava com Travis tudo parecia estar tão certo. Ela nunca havia se sentido assim com mais ninguém. Talvez a radicalidade de Travis que estava faltando em sua vida.
O que me surpreendeu, de forma negativa, foi a rapidez com que Gabby e Travis disseram “Eu te amo” um ao outro. Em um final de semana apenas! Mas Nicholas deve ter tido seus motivos, afinal, como já disse antes, ele nos faz acreditar em diferentes tipos de amor. Até mesmo os avassaladores.
Na segunda parte do livro temos um avanço na história de onze anos. Gabby e Travis já estão casados e tem duas filhas lindas. Eles continuam morando em Beaufort e, pelo que dá pra perceber, viveram anos muito feliz no casamento. Só que agora tudo está diferente. Algo extremamente sério aconteceu. Travis se vê diante da escolha mais difícil de sua vida e que colocará à prova seu grande amor.
Mais uma vez, Nicholas Sparks, em sua maestria, nos surpreende com mais uma obra fantástica, com um desfecho melhor ainda. Confesso que não foi o melhor romance do autor que já li, mas como sou fã, sempre vale à pena conferir todas as suas obras e vê que tipo de lição ele nos trás.

Ficha Técnica
Título Original: The Choice
Título em Português: A Escolha
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 308
Ano: 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário