sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Resenha: Diário de uma Paixão, de Nicholas Sparks

Durante um verão, a família de Allie Nelson se instala na cidade de Nova Berna por motivos de trabalho. É nesse lugar que Allie conhece Noah, um rapaz humilde e simples, e ambos se apaixonam perdidamente. Apesar de os pais de Allie proibirem o romance, os dois continuam cada vez mais unidos e apaixonados. Até que chega o momento de a família de Allie partir, e o jovem casal se vê diante de uma situação inevitável: a separação.
Mais de dez anos depois Allie e Noah se reencontram no mesmo local onde tudo começou. Só que dessa vez Allie está noiva e agora tem que lidar com um velho sentimento que estava guardado em seu coração desde aquele verão em Nova Berna.  Decisões conflitantes precisam ser tomadas e que mudarão para sempre o rumo da vida de Allie e Noah. 

Trecho do livro “Diário de uma paixão” (pág. 190)
“Ficamos sentados em silêncio, contemplando o mundo à nossa volta. Levamos uma vida inteira para aprender isso. Parece que somente os velhos conseguem ficar sentados desse jeito, um ao lado do outro sem nada dizer, e ainda assim se sentirem contentes. Os jovens, irrequietos e impacientes, têm sempre de quebrar o silêncio. É um desperdício, porque o silêncio é puro. O silêncio é sagrado. Ele aproxima as pessoas, porque só quem se sente confortável ao lado de outra pessoa pode ficar sentado sem falar. Esse é o grande paradoxo. “

Crítica
Amor. Essa é a palavra que define a história de Noah e Allie. Diário de uma paixão me fez refletir sobre o que é o verdadeiro amor. Como é amar verdadeiramente uma pessoa? Como o próprio livro diz, é um amor raro de se encontrar. É um amor devoto, que ama sob qualquer circunstância da vida. Não há momento difícil que faça com que o amor do casal protagonista diminua. Muito pelo contrário, o sentimento apenas cresce a cada dia, capaz até de enfrentar uma grave doença.
A história de Noah e Allye é inspiradora. Já havia assistido à adaptação cinematográfica do livro lançada em 2004. Mas faz tanto tempo que não me lembro de muita coisa. As cenas dos dois navegando de barco pelo rio enquanto uma chuva caía sobre eles e o momento que os dois, enfim, partem dessa vida ficaram na minha memória. Precisava ler o livro. E só agora consegui lê-lo.
Nicholas Sparks
Sei que Noah e Allye são personagens fictícios, mas sinto como se realmente existissem. Prefiro pensar assim. Prefiro pensar que um amor como o deles possa existir de fato. Isso faz com que eu não perca a esperança na humanidade. E que, sim, um homem e uma mulher podem se amar para sempre. Muitos me chamam de boba por isso, talvez pela fato de eu nunca ter tido uma desilusão amorosa devastadora, mas posso imaginar o quanto isso possa ser doloroso. Mas sei também que só o amor consegue curar uma dor dessas. O amor, somente o amor consegue salvar uma pessoa. Se não existir amor, a humanidade estaria perdida. Por amor fomos criados, e só o amor conseguirá nos manter vivos.
E é esse amor que mantem Allie e Noah até o último suspiro. Não irei me reter à narrativa em si, mas na mensagem que ela traz aos leitores, é isso que importa. Diário de uma paixão é um livro transformador, que muda as perspectivas de uma pessoa. Não é à toa que foi a obra que consagrou Nicholas Sparks como um dos melhores romancistas de todos os tempos.
Sem sombra de dúvidas Diário de uma paixão marcou uma geração e continuará fazendo história, emocionando a todos que consegue alcançar.

Editora: Novo Conceito
Autor: Nicholas Sparks
Páginas: 256
Literatura Estrangeira - Romance


Nenhum comentário:

Postar um comentário