quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Resenha - Ponto de Impacto

Sinopse
Quando um novo satélite da NASA encontra um estranho objeto escondido nas profundezas do Ártico, a agência espacial aproveita a descoberta para contornar uma séria crise econômica e de credibilidade, gerando sérias implicações para a política espacial norte-americana e, sobretudo, para a iminente eleição presidencial. Com o objetivo de verificar a autenticidade da descoberta, a Casa Branca envia a analista de Inteligência Rachel Sexton para o local. Acompanhada por uma equipe de especialistas, incluindo o carismático pesquisador Michael Tolland, Rachel se depara com indícios de uma fraude científica que ameaça abalar o planeta com uma profunda revelação. Antes que Rachel possa falar com o presidente dos Estados Unidos, ela e Michael são perseguidos por assassinos profissionais controlados por uma pessoa que é capaz de tudo para encobrir a verdade. Em uma fuga desesperada para salvar suas vidas, a única chance de sobrevivência para Rachel e Michael é desvendar a identidade de quem se esconde por trás de uma conspiração sem precedentes.

Resumo
Em Ponto de Impacto, a humanidade se vê diante de uma nova descoberta feita pela NASA em meio a um jogo político assistido pelo mundo todo. Essa nova descoberta pode mudar os rumos do entendimento e da história, assim como poderá salvar a campanha desastrosa à reeleição do então presidente dos Estados Unidos, Zach Herney, que vem sofrendo inúmeros ataques por parte do seu principal oponente, o senador Sedgewick Sexton, cuja campanha caiu no gosto dos americanos.

Sexton baseou seus discursos políticos nos exorbitantes gastos e falhas da NASA. O assunto foi proposto pela assistente pessoal do senador, Gabrielle Ashe. No começo, Sexton achou absurdo tratar de um tema que desperta orgulho e patriotismo na população americana, mas durante um debate televisivo, o senador resolveu arriscar e divulgou os extremos prejuízos que a NASA provoca nos cofres públicos. A tentativa deu certo, e no mesmo instante, a população começou a questionar a importância da agência espacial.
O discurso atacou em cheio a campanha de Zach Herney, principal defensor da NASA, e colocou em apuros sua reeleição, gerando um certo desespero em toda a sua equipe.
Nesse ínterim, na plataforma de gelo Milne, na Região do Ártico, uma equipe da NASA trabalhava arduamente na descoberta do século: um meteorito com fósseis que comprovam a existência de vida extraterrestre. Para garantir a autenticidade do meteorito, a Casa Branca convoca quatro cientistas civis (que não possuem nenhuma ligação com a NASA ou com o governo norte-americano) e também uma analista do serviço de segurança do País, conhecido como NRO (Escritório Nacional De Reconhecimento dos E.U.A).
 
Os cientistas civis são: Corky Marlinson, um astrofísico que garante as cenas mais engraças da história; Wailee Ming, paleontólogo e o famoso "sabe tudo"; Norah Mangor, glaciologista "dona" da plataforma Milne e de um péssimo humor; e Michael Tolland, um oceanógrafo, produtor de documentários, famoso mundialmente e o galã da trama; além é claro, da exuberante (porque nos romances de Dan Bronw não pode faltar uma protagonista linda e com uma inteligência invejável), Rachel Sexton, filha do senador Segewick Sexton. A presença de Rachel provoca desconforto em toda a equipe, pois acreditam que ela possa estar ali como espiã de seu pai, apesar de a moça não possuir uma ligação fraternal sólida com o senador, que por trás das cortinas não é flor que se cheire.
Durante as análises, a equipe acaba se deparando com uma possível fraude científica que pode abalar todo o planeta. A descoberta desencadeia uma perseguição por assassinos profissionais aos quatro cientistas e à analista de segurança que pode colocar a vida de todos em risco.
Uma corrida contra o tempo para salvar suas vidas e tentar descobrir a verdadeira identidade de quem está por trás de todo esse esquema colocam mais adrenalina à essa trama que surpreende a cada página.
Crítica
Surpreendente. É com essa palavra que eu posso resumir essa nova aventura de Dan Brown. Desde as primeiras páginas a curiosidade tomou conta de mim e eu não conseguia parar de ler nem por um minuto.
Quando eu li Ponto de Impacto não fazia a menor ideia do que se tratava a história. Aquela capa com um iceberg e a sinopse falando sobre uma “grande descoberta científica que pode abalar a história da humanidade” só fez com que minha curiosidade aumentasse ainda mais. Eu jamais iria imaginar que essa descoberta seria um meteorito com fósseis extraterrestres.
 
 
Dan Brown é tão extraordinário como autor que foi soltando aos poucos cada informação sobre o meteorito, mantendo o suspense. Ahhhh. Como isso acabava comigo! Eu queria saber mais, mas Dan guardou a cereja do bolo só para o final. E que final! Espetacular!
Os personagens foram muito bem construídos pelo autor. Eu consegui até mesmo simpatizar com o Senador Sexton e confesso que torci por ele no final. Queria ver o circo pegar fogo. Adorei o casal formado por Rachel e Tolland. Muito fofos! Mas, o personagem que mais amenizou o suspense da história e me arrancou várias risadas, foi, sem sombra de dúvidas, Corky Marlinson. A presença dele deu leveza e descontração à trama.
Bom, só tenho a elogiar essa obra. O grande mestre, mais uma vez conseguiu me prender à história do início ao fim. Realmente, uma leitura sensacional. Vale muito a pena conferir!

Ficha Técnica
Título Original: Deception Point
Autor: Dan Brown
Editora: Arqueiro
Páginas: 398
Literatura Estrangeira – Ficção Científica

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário