quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Resenha: O Duque e Eu – Os Bridgertons #1

Sinopse
Simon Basset, o irresistível duque de Hastings, acaba de retornar a Londres depois de seis anos viajando pelo mundo. Rico, bonito e solteiro, ele é um prato cheio para as mães da alta sociedade, que só pensam em arrumar um bom partido para suas filhas. Simon, porém, tem o firme propósito de nunca se casar. Assim, para se livrar das garras dessas mulheres, precisa de um plano infalível. É quando entra em cena Daphne Bridgerton, a irmã mais nova de seu melhor amigo. Apesar de espirituosa e dona de uma personalidade marcante, todos os homens que se interessam por ela são velhos demais, pouco inteligentes ou destituídos de qualquer tipo de charme. E os que têm potencial para ser bons maridos só a veem como uma boa amiga. A ideia de Simon é fingir que a corteja. Dessa forma, de uma tacada só, ele conseguirá afastar as jovens obcecadas por um marido e atrairá vários pretendentes para Daphne. Afinal, se um duque está interessado nela, a jovem deve ter mais atrativos do que aparenta. Mas, à medida que a farsa dos dois se desenrola, o sorriso malicioso e os olhos cheios de desejo de Simon tornam cada vez mais difícil para Daphne lembrar que tudo não passa de fingimento. Agora ela precisa fazer o impossível para não se apaixonar por esse conquistador inveterado que tem aversão a tudo o que ela mais quer na vida.

Resumo
Duas pessoas com desejos completamente opostos unidos por um sentimento inevitável. Simon Basset prometeu a si mesmo que jamais casaria e muito menos teria filhos. Daphne Bridgerton sonha em casar e ter sua própria família, com muitos filhos inclusive.
Como duas pessoas com objetivos completamente diferentes poderiam ser felizes? No primeiro livro da série os Bridgertons, você verá que há coisas na vida em que é preciso abrir mão para adquirir outras, e o que realmente importa é ser feliz.

Em “O duque e eu”, temos Simon Basset, o duque de Hastings. Sua beleza e seu jeito imponente mascaram um passado conturbado, que insiste em atormentá-lo. Após passar seis anos viajando pelo mundo, Simon retorna a Londres, o que desperta o interesse de dezenas de mães desesperadas em casar suas filhas, ainda mais se tratando de um duque. Ele, porém, só quer distância de qualquer coisa que o leve ao altar. O duque tinha seus motivos para tomar tal decisão.
Daphne Bridgerton é a filha mais velha da família. A moça possui sete irmãos, dentre eles está Anthony, o primogênito dos Bridgertons, e melhor amigo de Simon. É uma jovem sonhadora e romântica, porém tem os pés no chão. Criada rodeada por seus irmãos mais velhos, Daphne adquiriu certo conhecimento em relação aos homens e sabe lidar com seu temperamento em algumas circunstâncias.
Simon conhece Daphne durante um baile de primavera em que ele decidiu ir apenas por consideração à pessoa que estava organizando o evento. Lá ele conhece uma moça que instantaneamente o deixa balançado. Aos olhos da sociedade ela parece uma mulher comum, nem tão bonita, mas também está longe de ser considerada feia. Simon começa a desejá-la sem saber que ela é Daphne Bridgerton, irmã do seu melhor amigo Anthony Bridgerton, detalhe que impediria qualquer relacionamento entre os dois, pois para Simon, isso seria um desrespeito.  Mas, mesmo após descobrir a identidade da moça, Simon não consegue parar de cobiçá-la.
 
 
A conversa flui naturalmente e uma amizade começa a surgir entre eles. Daphne conta que seu maior desejo é casar e ter filhos, pois jamais imaginou sua vida sem uma família numerosa, já que ela cresceu com sete irmãos. Mas nenhum homem parece realmente interessado em casar com ela e sua mãe, Violet Bridgerton, não mede esforços para arrumar pretendentes para a jovem, o que tem sido bastante cansativo para Daphne.
Simon não consegue compreender como nenhum homem possa se interessar por Daphne à ponto de casar com ela. Para ele ela é uma deusa. Mas Simon jamais poderia se relacionar com ela. Ele não tinha o direito de estragar seus sonhos.
Durante o baile, o duque não consegue se ver livre das investidas das mães casamenteiras, e ele mal acaba de chegar de Londres. Imagina como seria daqui a algum tempo. Pensando nisso, enquanto Simon conversava com Daphne, ele teve uma ideia que iria ajudá-los a conseguir o que queriam.
Simon propõe à Daphne cortejá-la de mentira. Um falso compromisso iria afastar por um tempo as mães casamenteiras e suas filhas atiradas de alimentar qualquer esperança de casamento com o duque, ao mesmo tempo, vários homens poderiam se interessar por Daphne já que ela estaria sendo cortejada por um duque. Quando os dois rompessem ela teria inúmeros pretendentes com quem casar.
Só o que os dois não imaginavam que daquele romance de mentira iria surgir algo verdadeiro e que mudaria suas vidas para sempre.


"Daphne considerava o apelido lamentavelmente irônico. Porque o duque avassalador estava de fato arrasando seu coração” (pág. 127)

 
Crítica
“O duque e eu” é o primeiro de oito volumes da série “Os Bridgertons”, de Julia Quinn, que aborda romances de época encantadores que fazem os leitores se apaixonarem a cada página.
A série “Os Bridgertons”, composta por oito volumes, conta a história de cada um dos oito filhos do visconde Edmund e de sua esposa, Violet: Anthony, Benedict, Colin, Daphne, Eloise, Francesca, Gregory e Hyacinth. Os nomes dos filhos do casal foram escolhidos para seguir a ordem alfabética, uma das curiosidades da família Bridgerton.
 
 
No primeiro livro é contada a história de amor de Daphne, a filha mais velha da família que cresceu rodeada de amor e carinho, e o duque de Hastings, Simon Basset, um rapaz bonito, com olhos azuis penetrantes e inteligente, porém frio e reservado. Simon teve uma infância difícil, totalmente diferente de Daphne. Sua mãe morreu ao dar à luz e ele só tinha a presença do pai que o rejeitou desde pequeno, pois Simon não sabia falar, e quando finalmente conseguiu pronunciar algumas palavras aos sete anos de idade, apresentou sinais de gagueira. O problema foi superado enquanto o jovem duque crescia. Mas, a rejeição do pai continuava a atormentá-lo.
Julia Quinn, com maestria, conseguiu construir personagens marcantes. Simon, com sua frieza e aversão ao casamento, Daphne com seu romantismo e determinação, Anthony com seu jeito protetor, Violet com seus puxões de orelha e amor incondicional aos filhos. Enfim, são todos personagens maravilhosos.
Por incrível que pareça nunca havia lido um romance de época. E a experiência foi fantástica. Impossível não se derreter.  A leitura é tão leve e descontraída e o desenrolar da história vai acontecendo de forma tão natural que quando me dei conta já estava terminando o livro. Queria que a história fosse mais longa de tão boa que ela é.
Uma das coisas que chama atenção no livro é que Quinn inseriu em cada início de capítulo uma pequena nota de um jornal de fofocas da cidade, as “Crônicas da Sociedade de Lady Whistledown”, contendo um pequeno spoiler e aguçando a curiosidade do leitor. Lady Whistledown é uma personagem misteriosa. Ninguém sabe quem ela é e como ela parece saber tudo o que acontece na sociedade. Espero que até o final da série a identidade dela seja revelada. Acredito que será uma surpresa para todos os leitores.
 
 
Fiquei completamente viciada na série Os Bridgertons. Tomara que os outros volumes sejam tão bons quanto “O duque e eu”. O segundo volume, “O visconde que me amava”, (que inclusive já está na minha estante) vai contar a história de Anthony. Já ouvi boas críticas sobre esse livro. Dizem até que é o melhor de todos. Em breve farei minha crítica sobre ele.
Bom, se você curte romances de época ou ainda não leu nenhum a obra do gênero e tem curiosidade de saber como é, “O duque e eu” é uma boa pedida. Tenho certeza que você não irá se contentar em apenas ler o primeiro volume e vai acabar adquirindo os outros que nem eu, afinal, os Bridgertons são apaixonantes.

 
SÉRIE "OS BRIDGERTONS"

1.  O Duque e Eu
2.  O Visconde Que Me Amava
3.  Um Perfeito Cavalheiro
4.  Os Segredos de Colin Bridgerton
5.  Para Sir. Phillip, Com Amor
6.  O Conde Enfeitiçado
7.  Um Beijo Inesquecível
8.  A Caminho do Altar




 
 
Curiosidade
"O duque e eu” já havia sido lançado inicialmente pela editora Nova Cultural em 2011 na versão pocket. Você ainda pode encontrá-lo em bancas de revistas. A narração é mais reduzida e contem menos detalhes, mas a história é a mesma. Vale a pena dar uma conferida.
 
 


 
 
 

Ficha Técnica
Título: O Duque e Eu
Título original: The Duke and I 
Série: Os Bridgertons, volume 1
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Ano: 2013
Páginas: 288


Nenhum comentário:

Postar um comentário