domingo, 20 de setembro de 2015

Resenha – O Casamento

“Será possível um homem mudar de verdade? Ou será que o temperamento e os hábitos constituem as fronteiras imutáveis de nossa vida? “


Sinopse
Após quase 30 anos de casamento, Wilson Lewis é obrigado a encarar uma dolorosa verdade: sua esposa, Jane, parece ter deixado de amá-lo, e ele é o único culpado disso. Viciado em trabalho, Wilson costumava passar mais tempo no escritório do que com a família. Além disso, nunca conseguiu ser romântico como o sogro era com a própria mulher. A história de amor dos pais de Jane,contada em Diário de uma paixão, sempre foi um exemplo para os filhos de como um casamento deveria ser. Diante da incapacidade do marido de expressar suas emoções, Jane começa a duvidar de que tenha feito a escolha certa ao se casar com ele. Wilson, porém, sente que seu amor pela esposa só cresceu ao longo dos anos. Agora que seu relacionamento está ameaçado, ele vai fazer o que for necessário para se tornar o homem que Jane sempre desejou que ele fosse. Em 'O casamento', Nicholas Sparks faz os leitores relembrarem a alegria de se apaixonar e o desafio de se manterem apaixonados.

Resumo
Wilson e Jane estão casados há 30 anos. Os anos de dedicação ao trabalho como advogado fizeram com que Wilson proporcionasse uma vida confortável à sua esposa e aos seus filhos. Mas, o trabalho excessivo fez com que Wilson não acompanhasse o crescimento dos filhos como um pai deveria fazer, assim como deixou bastante a desejar em suas atitudes como marido.
Essa falta de atenção seria o fator determinante que contribuiria para que seu casamento esfriasse ao longo dos anos. Isso era o que Wilson achava.
Mas, foi apenas a válvula de escape que fez Wilson pensar o porquê seu casamento estava naquela situação. Quando aquilo tudo havia começado? Será que Jane ainda o amava como quando haviam se conhecido?
Essas perguntas assombravam Wilson a cada dia, principalmente depois do dia em que ele havia esquecido completamente o aniversário de casamento deles, o que deixou Jane bastante chateada. Sua esposa era muito romântica. Sonhava em ter um casamento igual aos dos pais, Ellie e Noah. Esses nomes lhe parecem familiares? Sim, se você acha que é o mesmo casal de Diário de uma Paixão, também do Nicholas Sparks, você acertou.
O Casamento é a continuação de Diário de uma Paixão. Ele conta a história do casamento da filha mais velha de Ellie e Noah, Jane. Achei bastante interessante saber o que aconteceu com Ellie e Noah. Será que eles ainda viveriam muito tempo juntos apesar da doença de Ellie? Mas, independente do que tenha acontecido (senão vou acabar dando spoilers), foi muito bom ler os trechos que falavam sobre a vida de casados dos dois e no quanto eles haviam sido felizes, criando os quatro filhos com muito amor e dedicação.


Essa criação amorosa fez com que Jane se tornasse uma mulher sonhadora e romântica, almejando um marido que lhe desse atenção e lhe fizesse surpresas. O que não fazia parte da personalidade de Wilson, já que ele havia sido criado de uma forma completamente diferente da de Jane. Mas, esse detalhe não impediu que os dois se apaixonasse e se casassem, construindo uma família maravilhosa.
O casal teve três filhos: Anna, Joseph e Leslie, esta última a mais adorada por todos da família por seu jeito amoroso e alegre. A esta altura do campeonato todos os filhos já haviam deixado a casa dos pais e estavam morando sozinhos. A solidão então se apoderou da casa. Apesar de morarem juntos, Jane e Wilson ficavam cada mais separados um do outro, isolando-se em seus mundinhos. A intimidade já não existia mais entre eles.
A rotina havia se apoderado do casamento dos dois. Isso era um fato inegável. Mas Wilson continuava amando sua esposa até mais do que quando haviam se conhecido. O que lhe incomodava era não saber se Jane ainda sentia alguma coisa por ele. Depois que ele havia esquecido o aniversário de 29 anos de casamento ele botou na cabeça que se esforçaria ao máximo para proporcionar a Jane o melhor aniversário quando eles completassem 30 anos de matrimônio, assim como tentaria mudar de atitude.
Quando a filha mais velha do casal, Anna, anuncia que vai casar em uma semana, justamente no dia do aniversário de casamento de Wilson e Jane, o que seria uma grande confusão por conta dos preparativos da festa, acaba aproximando o casal no final das contas. Wilson, então, aproveita a oportunidade para salvar seu casamento antes que seja tarde demais.

Trecho do Livro (pág. 11)
Mais tarde, eu estava me acomodando na cama quando ouvi Jane dar um único arquejo rápido. Ela estava deitada de costas para mim, e, ao ver que seus ombros tremiam, me dei conta de que ela chorava. Desconcertado, imaginei que Jane fosse me dizer o que a deixara tão chateada, mas, em vez de falar, ela deu outra série de fungadas rascantes, como se tentasse respirar em meio às próprias lágrimas (...).
- O que houve? – Perguntei.
Ela demorou alguns instantes para responder. Ouvi-a suspirar enquanto puxava a coberta até os ombros.
- Feliz aniversário de casamento – sussurrou ela.
Vinte e nove anos, lembrei-me então, tarde demais, e no canto do quarto vi os presentes que ela havia comprado para mim, embrulhados com capricho e dispostos em cima da cômoda.

Crítica                                        
O Casamento não é apenas uma simples história de amor. Diferente dos outros romances de Nicholas Sparks em que há amores impossíveis, dor, ressentimento, perdas, e tudo o mais que recheiam as narrativas do autor, nessa história me deparei com um casal, Wilson e Jane, casados há 30 anos, e que estão passando por uma crise no casamento.
Mas, nessa história, a crise matrimonial do casal não é decorrente de traições e mentiras, e sim, porque a relação havia simplesmente caído na rotina. O amor que ambos sentiam um pelo outro tinha esfriado, pelo menos no caso de Jane. Wilson continuava amando sua esposa só que não sabia mais como expressar seus sentimentos.


Foi uma leitura bastante interessante que me fez refletir que há muito mais coisas, além de traições, que podem acabar com um casamento. O tempo é uma delas. Se o casal não se reinventar a cada dia, mesmo que haja amor entre os dois, a relação acaba se esgotando.
No caso de Jane e Wilson, casados há três décadas, a situação estava crítica, ainda mais quando Wilson esqueceu seu aniversário de casamento. Os dois não se odiavam, muito pelo contrário, havia um respeito muito grande entre eles.  O problema em sim não era a falta de amor, porque os dois ainda se amavam, e muito, só não sabiam mais como expressar. E junto com a falta de diálogo, de atenção e de carinho a relação foi se desgastando pouco a pouco.
No final das contas a lição que o autor tenta passar é que temos que valorizar as pessoas que amamos, mesmo que elas estejam próximas a nós. O amor é que nem amizade. Temos que cultivá-lo e dar a atenção necessária a cada dia, porque só aprendemos a valorizar as coisas depois que as perdemos.
Como sempre, com maestria, Nicholas Sparks apresenta mais um de seus romances que nos fazem refletir sobre a vida e sobre nós mesmos. Super recomendo.

Ficha Técnica
Autor: Nicholas Sparks
Páginas: 192
Editora: Arqueiro
Literatura Estrangeira - Romance


Nenhum comentário:

Postar um comentário