quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Resenha - Lua Azul

Sinopse
Ever é agora uma imortal. Iniciada nesse mundo desconhecido e sedutor por seu eterno amado, Damen, está empenhada em conhecer e dominar suas novas habilidades, mas algo terrível começa a acontecer. Acometido por uma doença misteriosa que ameaça, inclusive, sua memória, Damen não percebe que seus poderes se estão esvaindo – enquanto Ever se sente cada vez mais forte. Desesperada para salvá-lo, ela viaja até a dimensão mística de Summerland, onde não apenas toma conhecimento da misteriosa história de Damen, brutal e torturante, mas também tem acesso aos segredos que regem o Tempo.Com a lua azul que se aproxima, anunciando uma oportunidade única de se projetar para o passado ou para o futuro, Ever é forçada a decidir entre voltar no tempo e impedir o acidente que tirou a vida de toda a sua família ou ficar no presente e salvar Damen, que parece definhar a cada dia.
 
Resumo
Neste segundo volume da série “Os imortais” temos uma Ever recém-iniciada como imortal e que a cada dia está se tornando mais forte, mas ainda precisa aprender muito sobre como lidar com seus novos poderes. Ela e Damen estão mais apaixonados do que nunca, principalmente agora que Drina não está mais presente na história para atrapalhar a vida dos dois. Mas Ever ainda luta contra os demônios do passado de Damen e sente dificuldades em dar “o passo seguinte na relação”.  

O caminho parece estar livre para que o casal continue vivendo sua linda história de amor até momento da chegada de um novo aluno na escola onde eles estudam. Roman é um cara legal. Simpático, bonito e inteligente. Bem, isso é o que todos acham, inclusive Damen. Mas para Ever algo muito estranho gira em torno desse novo aluno e que faz com que seu estômago revire só de encontrar com ele.
Mas, se Damen (o imortal que já viveu mais de 400 anos) não conseguiu perceber nada sobrenatural em Roman, quanto mais Ever, recém-iniciada nessa vida, conseguiria perceber alguma coisa. Isso a estava deixando louca. Ever não entendia o porquê de sua implicância com Roman, mas lá no fundo, algo lhe dizia para tomar cuidado com ele.
Tudo parecia ir bem, exceto pela presença de Roman que incomodava Ever cada vez mais, até que Damen começa a aparentar sinais de que está doente. No começo parecia um simples resfriado, mas a situação foi se agravando ao longo dos dias, o que deixava Ever super preocupada já que Damen nunca havia ficado doente, ao mesmo tempo em que, de uma hora para outra, todos os alunos da escola começam a agir de forma completamente estranha.
 

 
A aparente doença de Damen juntamente com a nova atitude dos alunos da escola levantaram ainda mais as suspeitas de Ever contra Roman, já que tudo aconteceu, coincidentemente, logo depois que ele chegou à escola. De alguma forma, para Ever, tudo parecia estar relacionado.
Até que, para surpresa de todos, Damen some misteriosamente, justamente no dia em que ele e Ever haviam combinado de dormir juntos num quarto de hotel. Uma noite que seria inesquecível para os dois. Ever fica arrasada com o sumiço repentino de Damen e o procura em toda a cidade, sem sucesso.
Três dia depois Damen simplesmente aparece na escola como se nada tivesse acontecido. Mas há algo de diferente nele. Damen começa a agir de forma arrogante e a desprezar Ever como se a garota nunca tivesse tido a mínima importância na vida ele. Ever não consegue entender o que está acontecendo. De uma para outra ela havia perdido o namorado e os seus melhores amigos, porque eles também começaram a desprezá-la, deixando-a completamente sozinha.
Ever então procura Ava, a médium, a única pessoa que poderia ajudá-la a descobrir o que está acontecendo e descobrir uma cura para a doença de Damen que parece piorar a cada dia. Ever viaja até Summerland e descobre que terá que tomar uma decisão que mudará a vida de todos que estão à sua volta, principalmente a de Damen.
 
Trecho do livro (Capítulo um)
— Feche os olhos e tente imaginá-la. Consegue ver?
Faço que sim com a cabeça, os olhos fechados.
— Imagine que ela está bem diante de você. Procure ver a textura, a forma, a cor... entendeu? Sorrio, formando a imagem na minha mente.
— Ótimo. Agora estique o braço e toque-a. Sinta os contornos com a ponta dos dedos, o peso na palma das mãos, e então junte todos os sentidos... visão, tato, olfato, paladar... consegue sentir o gosto?
Mordo os lábios para esconder um risinho.
— Perfeito. Agora combine isso ao sentimento. Acredite que ela está bem na sua frente. Sinta-a, veja-a, perceba a textura, o gosto, aceite-a, materialize-a! Faço exatamente o que ele diz. E quando ele suspira de decepção, abro os olhos para ver o resultado.
— Ever — ele balança a cabeça. — Você deveria imaginar uma laranja. Isso aí está longe de ser uma fruta.
— Não, de “fruta” isso não tem nada — dou uma gargalhada, sorrindo para meus dois Damens: a réplica que materializei e o original em carne e osso ao meu lado. Ambos igualmente altos, morenos e tão lindos que mal parecem reais.
 

Crítica
Confesso que achei esse segundo livro cansativo. Foram mais de 200 páginas só de enrolação, deixando o clímax apenas para o último capítulo. Levei bastante tempo para concluir a leitura porque não conseguia me prender à história. Se o segundo livro já foi assim tão cansativo imagina as outras quatro continuações. Sinceramente, não faço a mínima ideia se irei terminar essa série, que aliás, foi a primeira que adquiri.
 
Série Os Imortais
 
Não vou falar que estou odiando essa serie. A autora tem uma boa narrativa mas deixa muito a desejar em alguns aspectos, e acredito que ela não soube explorar a história que tinha em mãos. Até mesmo o relacionamento entre Ever e Damen se tornou cansativo de acompanhar. Durante todo o livro os dois ficam nesse chove e não molha porque Ever se sente insegura de dar “o passo seguinte na relação”. Será que vai ser assim ao longo de toda a série?
Acho que o ingrediente que faltou nessa obra foi amadurecimento. Já li dezenas de livros desde que me entendo por gente e adquiri uma certa exigência quanto à literatura. Não estou desmerecendo a obra de Alyson, muito pelo contrário, admiro todos os autores que se jogam de corpo e alma ao universo literário, expondo seus sentimentos, suas emoções e suas histórias. Mas, faltou esse amadurecimento que falei acima.
Mas, apesar de tudo, vou dar um jeito de terminar a série. Não gosto de deixar as coisas pela metade. Pode ser que as outras continuações sejam melhores e que o final dessa série possa surpreender a todos. Bom, essa é a minha opinião. Mas se você gosta de romances nesse estilo, com histórias sobre amor e fantasia, recomendo que leia. É sempre bom conhecer um pouco do trabalho desses autores que se dedicam a incentivar o hábito da leitura que, ultimamente, anda perdendo a sua força.

Ficha Técnica
Autora: Alyson Noel
Páginas: 256
Editora: Intríseca
Literatura Estrangeira – Ficção/Romance

Nenhum comentário:

Postar um comentário