terça-feira, 29 de março de 2016

Resenha – Eu, Alex Cross, de James Patterson

Sinopse
Numa noite de festa, Alex Cross recebe uma notícia chocante. O detetive está comemorando seu aniversário quando atende a um telefonema informando que sua sobrinha, Caroline Cross, foi brutalmente assassinada. Ele jura que vai capturar o criminoso e logo descobre que Caroline estava envolvida com prostituição e não foi a única vítima. Garotas de um clube privativo desaparecem misteriosamente. Atrás de pistas do assassino, Alex e a namorada, a detetive Brianna Stone, vão a um lugar onde é possível realizar qualquer fantasia, desde que se conheçam as pessoas certas para entrar. É lá que um homem misterioso e de gosto excêntrico, autodenominado Zeus, sacia seus desejos. Um mistério que pode abalar o mundo. Alex e Bree percebem que terão que enfrentar figuras muito importantes, perigosas e bem protegidas, das mais altas esferas da sociedade. E uma coisa é certa - elas farão de tudo para manter seus segredos.

Crítica
“Eu, Alex Cross” é o primeiro livro de James Patterson que tenho a oportunidade de ler, e olha que ele estava na minha estante desde 2012. Se eu imaginasse que a leitura seria tão empolgante teria mergulhado nas páginas logo que o comprei. Nunca fui muito fã de romances policiais, por isso adiei tanto a leitura, principalmente por se tratar de um autor, cujo trabalho eu ainda não conhecia, apesar de ele ser bastante famoso nessa categoria.

A leitura não me decepcionou, e quando dei por mim já havia terminado o livro. E eu queria mais. Logo percebi que James Patterson não era um autor qualquer. Não é à toa que ele é considerado um dos maiores romancistas policiais dos últimos tempos, com vários prêmios nas costas.
“Eu, Alex Cross”, é um dos livros de uma série policial escrita pelo autor, em que o renomado detetive, Alex Cross, investiga inúmeros casos de assassinato. Seu maior inimigo é Kyle Craig, um serial killer responsável pela morte de dezenas de mulheres. Mas, neste volume, ele não dá o ar de sua graça. Alex, por sua vez terá que lidar com um caso que irá envolver sua vida pessoal. Sua sobrinha, Caroline Cross, foi brutalmente assassinada.

“- Hoje é meu aniversário. Quem morreu? - perguntei. Estava irritado, embora fosse muito mais comigo mesmo, por ter atendido o telefone.
- Caroline Cross – respondeu ele. Meu coração quase parou”. (pág. 16)


 Além de trabalhar assiduamente na investigação do assassinato de sua sobrinha, Alex tem que lidar com a hospitalização de sua mãe-avó, Nana, o que tem abalado toda a sua família, inclusive sua namorada, a também detetive Brianna Stone, mais conhecida como Bree.

“A porta da geladeira estav aberta e mal havia luz suficiente para que eu enxergasse Nana caída no chão. Ela não estava se movendo”. (pág 48)

A forma brutal como Caroline foi assassinada, em um tipo de triturador de madeira, deixa Alex completamente abalado. Quem poderia ter feito aquilo? E o que mais o deixava incomodado era o fato de ele não saber nada sobre a vida de sua sobrinha, muito menos que ela estava envolvida numa rede de prostituição de alto nível. Ela e a mãe haviam sumido e cortado qualquer contato quando o irmão de Alex morreu, quando Caroline era apenas uma criança.

“Dentro do saco de cadáver havia um segundo saco. Parecia feito de algum tipo de plástico industrial. Era um material branco fosco, transparente o bastante para revelar as cores de carne, sangue e osso lá dentro”. (pág 19)


Além de Caroline, outras moças e rapazes ligados à mesma rede de prostituição estão desaparecidos. A possibilidade de também estarem mortos é grande. Quanto mais avança na investigação, mais Alex fica intrigado com o quanto aquele caso é perigoso e delicado, principalmente quando o serviço secreto dos EUA entra no jogo. Pelo visto pessoas muito poderosas estão envolvidas no caso, inclusive um homem que se denomina “Zeus”, e que pode estar ligado à Casa Branca.

“- A coisa está prestes a ficar bem feia – disse Bree. – Estamos falando de pessoas muito poderosas, que certamente vão contra-atacar com tudo.
- Pois que venham – falei – Estaremos preparados para eles”. (pág. 42)

Alex tem que usar todas as suas habilidades para driblar os obstáculos que teimam em surgir no seu caminho e atrapalhar a investigação. Mas isso não permitirá que ele desista tão facilmente. Ele fará de tudo para descobrir quem é o assassino de sua sobrinha. Alex verá que sua tão querida cidade de Washington e seu governo diplomático possuem segredos perturbadores. 

Ficha Técnica
Título original: I, Alex Cross
Título em português: Eu, Alex Cross
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
Ano: 2011
Páginas: 194
Gênero: Literatura Americana/Romance Policial

Nenhum comentário:

Postar um comentário