segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Resenha – A vez da minha vida, de Cecelia Ahren

E se você tivesse a chance de mudar a sua vida?

Sinopse
Certo dia, quando Lucy Silchester volta do trabalho, encontra um envelope de ouro no tapete. Há um convite dentro dele para se encontrar com a Vida. Sua vida.
Pode soar peculiar, mas Lucy leu sobre isso em uma revista. De qualquer forma, ela não pode ir ao encontro: ela está muito ocupada desprezando seu emprego, fugindo de seus amigos e evitando sua família.
Mas a vida de Lucy não é o que parece. Algumas das escolhas que fez – e histórias que contou – também não são o que parecem. Desde o momento em que ela conhece o homem que se apresenta como sua vida, as meias-verdades serão reveladas totalmente, a não ser que ela aprenda a dizer a verdade sobre o que realmente importa.
Lucy Silchester tem um compromisso com sua vida. E ela terá de cumpri-lo.

Crítica
Recentemente escrevi sobre uma obra que transmitia uma mensagem de amor aos livros. A resenha de hoje também é sobre uma obra que transmite uma mensagem de amor, só que para a vida. Sim, às vezes a nossa vida precisa ser amada.
A vida de Lucy Silchester precisava de atenção, precisava de amor. Só que ela não sabia disso. Para Lucy sua vida estava indo bem. Ela tinha um bom emprego, que não pagava suficientemente bem, mas que dava para suprir suas necessidades; tinha um apartamento, que apesar de ser do tamanho de um ovo, era super confortável, pelo menos para ela e seu gato de estimação, o Senhor Pan; tinha um carro que era seu xodó, mas que vivia na oficina; amigos que Lucy estava afastando aos poucos e uma família que ela evitava. E ainda tinha Blake, o ex-namorado perfeito, cuja relação ela tinha certeza que havia superado. Definitivamente os fatos apontavam o contrário. A vida de Lucy estava desmoronando, se que é que já não estava em ruínas, e ela precisava de ajuda.

 - Supunha que você tivesse um amigo que sempre a apoiasse e você sempre o apoiasse, mas ele não está mais tão presente na sua vida quanto costumava estar, o que você até entende, porque as pessoas têm coisas a fazer; mas, então, ele se afasta de você cada vez mais, não importa o quanto você tente alcançá-lo. De repente, um dia, do nada, ele some. Você escreve para ele e é ignorada; então, escreve para ele novamente e é ignorada; finalmente você escreve para ele pela terceira vez e ele não quer muito ver você. Ele anda tão ocupado com seu trabalho, com seus amigos e com seu carro! Como você se sentiria? (pág. 45)

Com tudo isso a vida de Lucy era um mistério. Mas nem sempre foi assim. Há quase três anos atrás, quando ela estava com Blake, sua vida era perfeita. Os dois costumavam viajar para lugares inimagináveis e adoravam praticar esportes radicais. Blake era um aventureiro e parecia que tinha um ímã que atraía as pessoas para perto de si. Todos o adoravam. E quando Lucy o perdeu ela também perdeu sua vida.


Após o rompimento, Lucy foi se fechando em seu próprio mundinho e criando uma zona de conforto sob inúmeras mentiras, o que fez com que ela se distanciasse de todos os seus amigos e familiares. A partir daí ela passou a não se importar mais com sua vida. Esse desleixo funcionou como um escudo, por um certo tempo, para que ela não sofresse mais. Ela fazia de tudo para viver uma vida o mais artificial possível para que não pudesse se apegar a nada e, consequentemente, sofrer.
Até que um dia Lucy recebe um envelope de ouro, cujo conteúdo ela já suspeitava. Nele dizia que Lucy deveria se encontrar com sua Vida. Um encontro com a vida? Sim, ela já havia lido sobre isso em alguma revista. As pessoas se encontravam com suas respectivas vidas em prol de uma mudança positiva, pois não estavam felizes. Mas Lucy não precisava de uma mudança. Ela gostava da vida que tinha e estava feliz. Por isso ela ignorou imediatamente a mensagem.

- Estou com raiva não só porque você não é feliz onde está, mas porque não consegue nem mesmo pensar aonde gostaria de chegar. O que eu acho... – ele procurou pela palavra - ... triste. Não me admira que esteja presa numa rotina. (Pág. 196)

Mas não adiantou. Apesar das tentativas de evitar um encontro com sua Vida, Lucy acabou se rendendo relutantemente. Ela acaba, por fim, marcando um encontro, o qual não soou nada agradável. Para sua surpresa, sua Vida era um homem. Sim, um homem mal-humorado, sujo, arrogante e ainda por cima com mau-hálito. Lucy se arrependeu imediatamente. Como esse homem desleixado poderia ser sua vida? No entanto, Vida – como se apresentou, era realmente a vida de Lucy. Ela o odiou naquele instante e o encontro tão esperado terminou em briga.


Mas Lucy não poderia fugir de sua vida para sempre. Por ironia do destino uma tragédia aconteceu e fez com que Lucy refletisse sobre o que tem feito de sua vida. Ela, então, decidiu se encontrar com Vida novamente e a partir daí a relação entre os dois se transformou numa bela amizade.

- Esse é o preço que tenho que pagar. Agora, está acima de minha capacidade me fazer feliz. Então, veja: isso é tanto sobre mim quanto sobre você. Quanto mais vive sua vida, mais feliz eu me sinto; mais satisfeita você está, mais saudável sou.
- Então, sua felicidade depende de mim.
- Eu prefiro nos enxergar como uma equipe. Você é a Louis Lane do meu Super-Homem. O Pink do meu Cérebro. (Pág. 129)

“A vez da minha vida” é o segundo livro da Cecelia Ahren que tenho a oportunidade de ler. O primeiro foi P.S. Eu te amo, o qual eu chorei rios de lágrimas. Cecelia é uma excelente autora. Seus personagens são bens construídos e sua narrativa é leve é descontraída. Em “A vez da minha vida” ela explorou bastante esses elementos. Lucy é uma personagem cativante. No começo da história confesso que não simpatizei muito com ela. Principalmente depois que Vida começou a tentar ajudá-la e Lucy não se mostrava aberta a novas mudanças. Mas, com o tempo, Lucy foi baixando a guarda e acabou se mostrando uma mulher forte e determinada, principalmente quando ela encontra Blake. Vibrei com a atitude que ela teve com ele.


Voltamos a olhar para o balanço imóvel e pensei em Blake, nos sons de nossas memórias que estavam se tornando mais silenciosas e nos sentimentos que tinha por ele, os quais eu percebia cada vez mais longe de meu coração. (Pág. 340)
“A vez da minha vida” é um livro que nos faz refletir sobre o que temos feito com nossas vidas e sobre as pessoas que fazem parte dela. Será que essas pessoas realmente se importam conosco? Será que elas nos amam de verdade? Lucy teve que dá um tempo de tudo e todos e repensar sobre suas atitudes. Muitas vezes precisamos desse tempo. A vida não para e decisões precisam ser tomadas a todo o momento, e nessa correria acabamos agindo precipitadamente.
Cecelia é mestre em mostrar os vários aspectos da vida e o como ela é feita de altos e baixos. Lucy é um personagem que vivenciou tudo isso e serve como inspiração a todos nós que buscamos a felicidade.
Super indico a leitura. Até a próxima meus queridos! Bjs!

Ficha Técnica
Título: A vez da minha vida
Título Original: The time of my life
Autor: Cecelia Ahren
Editora: Novo Conceito
Páginas: 383
Ano: 2012
Gênero: Ficção Irlandesa


Nenhum comentário:

Postar um comentário