quarta-feira, 24 de junho de 2015

Resenha – Um Porto Seguro, de Nicholas Sparks


" Nos momentos mais difíceis, o amor é o único refúgio"

Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família.  

No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

Trecho do livro
Ele não sabia exatamente o momento em que aquilo havia acontecido. Ou mesmo quando havia começado. Talvez fosse na manhã em que vira Kristen nos braços de Katie depois que Johs havia caído no rio, ou na tarde chuvosa em que ele a havia trazido para casa, ou até mesmo durante o domingo que passaram na praia. Tudo o que Alex sabia com certeza  era que, aqui e agora, ele estava se apaixonando perdidamente por aquela mulher  e que esperava que ela sentisse o mesmo em relação a ele.

Crítica
Um Porto Seguro foi um livro que me surpreendeu. Sempre deixei claro que sou fã de carteirinha dos romances de Nicholas Sparks, e por já ter lido vários livros do autor, eu já tinha em mente o rumo que o final desse livro poderia tomar (com a morte de algum dos mocinhos por exemplo). Mas como disse anteriormente, foi uma leitura que ultrapassou todas as minhas expectativas.


A maneira como Sparks escreve faz com que os personagens conquistem o leitor com suas histórias de vida, que beiram a realidade com um toque especial de romantismo. Histórias que poderiam acontecer com qualquer pessoa. Katie é uma personagem muito doce, gentil e forte ao mesmo tempo, capaz de lutar contra um leão para proteger as pessoas que ama, e principalmente, mudar os rumos de sua vida em busca da sua felicidade.
Passei a ter um carinho muito especial por essa personagem, principalmente depois de descobrir seu grande segredo e por tudo que ela havia passado até chegar a Southport. Quando comecei a ler o livro achei que Katie teria uma resistência maior em abrir seu coração para sua amiga Jo e para Alex. Quando chegou a Southport, Katie não confiava em ninguém e estava pronta para fugir para outra cidade a qualquer momento. Mas a convivência com Alex e as crianças, assim como Jo a fizeram baixar a guarda e a acreditar que poderia ser feliz novamente. É o tipo de personagem que o leitor fica torcendo do início ao fim.
Alex é o tipo de homem perfeito. Carinhoso, gentil, bonito e um excelente pai. Um sonho de consumo de qualquer mulher. E o melhor, é um homem que se entrega de corpo e alma quando está apaixonado. É um personagem cativante e que ama seus filhos absolutamente. Sua esposa, Carly, morreu de câncer cerebral, deixando Alex e seus dois filhos (Kristen e Josh) sem chão. Antes de morrer, Carly havia pedido a Alex que se apaixonasse novamente e que fosse feliz, mas, naquela época, ele nunca imaginara que isso fosse acontecer, até conhecer Katie. 


A relação entre Alex e Katie é muito bonita e sincera. Ambos curando aos poucos as feridas que os impediam de ser felizes novamente. O sentimento entre os dois vai crescendo a cada encontro até chegar ao momento em que Katie não conseguia imaginar sua vida sem Alex e as crianças.  Era o momento de criar raízes. Mas seu passado insistia em vir à tona.
Kevin, o marido violento de Katie, é um homem sádico. Completamente ensandecido e obcecado pela esposa. Sparks conseguiu introduzir o leitor ao universo doentio de Kevin. Levando o leitor a entender o que se passa na cabeça de um homem que agride sua esposa. Senti raiva de Kevin desde o início e torci para que ele tivesse um final trágico.
O final da história foi o momento em que eu pude finalmente respirar aliviada e derramar rios de lágrimas depois de tanta tensão. Só tenho a dizer que leiam esse livro. Você vai se emocionar, rir, sentir raiva, enfim, é um misto de emoções. Mas o toque especial é a surpresa que o autor guarda para o fim da história. Vale muito a pena conferir.

Título : Um Porto Seguro
Páginas : 384
Autor : Nicholas Sparks
Editora : Novo Conceito
Romance/Drama

Nenhum comentário:

Postar um comentário