segunda-feira, 15 de junho de 2015

Resenha: A outra vida, de Susanne Winnacker

O mundo de Sherry — de uma hora para outra — mudou completamente. Por causa de um vírus muito contagioso, as pessoas que ela costumava conhecer, e quase todas as pessoas de sua cidade, Los Angeles, na Califórnia, se transformaram em mutantes assustadores.
Esses mutantes têm uma força excessiva, são ágeis, o corpo é coberto de pelos, eles lacrimejam um líquido imundo e... comem gente! Portanto, não há muito o que fazer — talvez tentar fugir — quando se encontra algum deles. A não ser que você tenha ao seu lado a força e a determinação de um jovem como Joshua.
                                                                                      


Joshua perdeu uma irmã para os mutantes e sua raiva é tão grande que ele seria capaz de vingar todos aqueles que perderam alguém para as criaturas.
No entanto, para que esta revanche aconteça, é preciso prudência. Afinal, até que ponto a disseminação deste vírus foi uma coisa realmente natural? Que poderosos interesses estão por trás desta devastação?
E será que Joshua e Sherry conseguirão ter a cautela necessária para lutar contra as criaturas justo agora que seus corações estão agitados pelo começo de uma paixão? 

Trecho do livro (pág.  52)

Através da névoa, via a criatura tombar no chão. Engatinhei para trás, sem querer ficar perto daquela coisa, estivesse ela viva ou morta. Ferimentos provocadospleas balas se espalhavam pelo coro peludo da criatura, que se esvaía em sangue. Um líquid turvo escorria de seus olhos- parecia que estava chorando.
Senti algo segurar meu braço e um grito explodiu em minha garganta.

Crítica
Admito que minhas leituras preferidas são as que envolvem romance e terror, principalmente quando se trata de tramas que envolvem um mundo pós-apocalíptico. Foi isso que me chamou a atenção quando comprei "A outra vida", é claro que o fato de ele estar na promoção contribuiu significativamente kkk. Não pestanejei e logo comecei a lê-lo. Estava sentindo de falta de leituras desse gênero após te lido uma sequência de romances do Nicholas Sparks. Bom, apostando no sucesso de  livros ambientados em mundos pós-apocalípticos, Susanne Winnacker soube dosar mistério, ação e uma pitada de romance em “A Outra Vida“, primeiro volume da série “Weepers” lançado em 2013. O segundo livro, "The Life Beyond", ainda não tem data de lançamento confirmada, mas a capa já foi divulgada e está totalmente condizente com o final do primeiro volume. 



Confesso que tive dificuldade em me prender à leitura. Já havia lido outros livros com narrativas semelhantes e a ideia de comparação foi inevitável. Até agora nenhum livro conseguiu atender minhas expectativas desse segmento literário quanto "A passagem", de Justin Cronin. Achei que faltou maturidade na escrita de Susanne, Não que a leitura fosse ruim, muito pelo contrário, mas senti falta disso. Alguns acontecimentos descritos, principalmente os que envolviam cenas de ação, não ficavam muito claros. Eram bastante confusos. 
Ainda não entendi muito bem o que são os "chorões". Tá certo que eles eram seres humanos que foram contaminados por um vírus e acabaram tornando-se feras mortais, mas, a aparência física também ficou confusa. Lobos? Ou zumbis? 
Sem contar o fato de as coisas acontecerem muito rápido (até demais). Cuidado! Spoilers! Quando o pai de Sherry desaparece, ela e Joshua decidem procurá-lo em vários ninhos de chorões em toda cidade. Eles acabam encontrando o pai de Sherry em um dos primeiros ninhos traçados na busca. Coincidência? Acho que não.

O romance entre Sherry e Joshua vai se desenvolvendo lentamente. Ele é retratado apenas como plano de fundo em toda a história, não que isso seja ruim, mas, na minha opinião, isso fez com que faltasse química entre o casal. 
Alguns mistérios, tipo o do ponto preto que Sherry e Joshua costumavam ver, foi desvendado, mas totalmente sem sentido. E acredito que faltou emoção no final da história.
No mais, não vou dizer que odiei "A outra vida".  A questão é, como citei acima, que o sentimento de comparação esteve presente durante toda a leitura que fiz. Mas, pra quem curte esse tipo de história, como eu, vale a pena conferir. 
PS: Apesar de tudo, comprarei o segundo volume quando ele estiver nas bancas.

Editora: Novo Conceito
Autora: Susanne Winnacker
Páginas: 270
Literatura Estrangeira - Romance

Nenhum comentário:

Postar um comentário