quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Resenha: Fortaleza Digital, de Dan Brown

A trama gira em torno da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) que é responsável por interceptar e analisar ligações externas para garantir a segurança do país e dos seus aliados. O maior segredo da agência é também o seu maior poder: O TRANSLTR, uma máquina capaz de decifrar inúmeros códigos em questão de segundos. Entretanto, o comandante Strathmore, vice-diretor da NSA, percebe que o TRANSLTR está tentando decodificar um código há horas, algo que era considerado impossível.
 É nesse momento que a criptógrafa Susan Fletcher entra em ação. Ela é a responsável por manter o TRANSLTR funcionando corretamente. Após muitas pesquisas para tentar identificar a origem do código e uma maneira de decifrá-lo, Susan e o comandante Strathmore descobrem que um ex-funcionário da NSA, Ensei Tankado, é o responsável por todo o problema. Ensei criou o Fortaleza Digital, um código capaz de acabar com o TRANSLTR e revelar todos os segredos que são armazenados no computador. O resultado disso tudo seria catastrófico.
            O noivo de Susan, David Becker é enviado para a Espanha em busca de Tankado, pois só ele sabe o código capaz de interromper o Fortaleza Digital. Mal ele sabe que está se metendo numa missão suicida.  Muitos mistérios rondam a história de Dan Brown. A cada capítulo uma reviravolta. O final é surpreendente. Afinal, o que esperar de uma obra desse tão renomado escritor?
Dan Brown
Fortaleza Digital é uma narrativa envolvente, apesar de possuir alguns diálogos bastante técnicos em que é preciso ler e reler várias vezes, confesso que achei até meio chato. Mas o que importa é a genialidade do autor e a maneira como ele abordou um assunto tão complexo. Não vou dizer que a história é fraca comparada aos grandes sucessos de Dan como “O código da Vinci” e “O Inferno”, mas ela possui suas peculiaridades.
            Confesso que comprei o livro por causa do autor. Queria conhecer um pouco mais da sua obra. Depois que li o Código da Vinci, Anjos e Demônios e Símbolo Perdido fiquei apaixonada por Dan Brown. É, sem sombra de dúvidas, um dos meus autores preferidos. Se você gostou dos sucessos de Dan ou quer ler alguma obra inteligente e bem elaborada vale a pena conferir Fortaleza Digital.

Editora: Sextante

Autor: Dan Brown
Páginas: 197
Literatura Estrangeira-Ficção Policial
Gostou da resenha? Então comente, curta, compartilhe. :*


Nenhum comentário:

Postar um comentário